A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e a associação de profissionais da modalidade anunciaram hoje a criação do projeto Golfe Team que pretende ser apoio e um incentivo aos golfistas já profissionais e a amadores de elite.

“Este projeto é um auxílio precioso para os profissionais. É uma mudança no paradigma. Permite apoiar de uma forma consistente os jogadores profissionais”, explicou Manuel Agrellos, presidente da FPG, na apresentação do Projeto Golfe Team, que decorreu hoje no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor.

José Correia, presidente da Associação de Profissionais de Golfe (PGA) Portugal, considerou que o projeto vai “permitir criar mais e melhores jogadores, sendo um elo importante de ligação entre o golfe profissional e amador”.

O projeto Golfe Team, que vai estrear-se como “equipa” no Open de Madeira – prova do circuito europeu que decorre entre 19 e 22 de março –, integra sete jogadores profissionais, entre os quais Ricardo Santos e Ricardo Melo Gouveia.

“Este projeto é muito importante para que os jogadores não se sintam abandonados quando chegam a profissionais. Vai ser muito importante para o futuro do golfe português”, disse Ricardo Melo Gouveia, o português mais bem posicionado na classificação mundial (438.º).

O projeto Golfe Team, que proporciona aos jogadores envolvidos apoio em áreas fundamentais e que tem treinadores, fisioterapeutas e psicólogos próprios, surge a cerca de um ano e meio dos Jogos Olímpicos Rio2016, nos quais o golfe voltará a marcar presença.

Para que um jogador possa ser admitido no projeto Golfe Team terá de ser aceite no projeto pelos gestores do mesmo e poderá escolher o treinador técnico com quem deseja trabalhar, que contará com a colaboração direta do selecionador nacional, Nuno Campino.

Os mentores do projeto vão desenvolver parceiras com os circuitos internacionais no sentido de garantir oportunidade dos jogadores do Golfe Team competirem em torneios do circuito europeu, do Challenge, e da PGA Europa, entre outros.

Além de Ricardo Santos, que obteve os melhores resultados de sempre de um português no circuito europeu, e de Ricardo Melo Gouveia, o projeto integra Tiago Cruz, campeão nacional em 2014, Pedro Figueiredo, que este ano compete no Challenge Tour (a segunda divisão do golfe europeu), Gonçalo Pinto, Miguel Gaspar e João Carlota.

O projeto Golfe Team será financiado pela FPG, pela PGA Portugal, por patrocínios e por parte dos prémios ganhos pelos jogadores.