O português Ricardo Santos falhou hoje o “cut” do Portugal Masters de golfe, que decorre em Vilamoura, adiando para os próximos dois torneios a hipótese de revalidar o cartão do European Tour para a próxima época.

Ricardo Santos, que precisava de um lugar no “top20” para garantir o cartão do European Tour, não conseguiu assegurar presença na volta decisiva do torneio, ao terminar as duas voltas com duas pancadas abaixo do PAR.

O golfista algarvio foi “traído” por um “duplo bogey” (duas pancadas acima) no buraco 18, e acabou por concluir a segunda volta com 69 pancadas, e um agregado de 140. O inglês Matthew Baldwin, com um agregado de 139 pancadas (três abaixo do PAR) foi o último a garantir presença na volta decisiva.

“Este foi um erro que me compromete o torneio. Espero que não me comprometa a época para 2015. Quero tentar esquecer o mais rapidamente possível este erro e pensar nas duas próximas semana, levantar a cabeça e esperar que as coisas corram bem”, afirmou Ricardo Santos, no final da segunda volta.

O jogador algarvio admitiu que a paragem [de mais de duas horas devido à chuva e trovoada] pode ter tido um efeito negativo no seu jogo.

“Não posso dizer que a paragem me fez mal. Não posso ter a certeza a 100% que assim foi, mas nunca se sabe. Nunca se sabe que continuasse iria acontecer o mesmo ou melhor. Pior é que seria difícil, mas pode-se dizer que, se calhar, a paragem fez-me mesmo mal”, admitiu.

Ricardo Santos pode ainda revalidar o cartão num dos dois próximos torneios que vai disputar - o de Hong Kong e o de Perth, na Austrália.

“O que está feito, está feito e há que levantar a cabeça para os próximos dois torneios que me faltam”, disse.

Entre os oito portugueses em prova, apenas Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia, passaram o “cut” e garantiram lugar na última volta, agendada para domingo.