Os portugueses Ricardo Santos e José-Filipe Lima ficaram esta sexta-feira abaixo do "cut" do Open de Colónia em golfe e já não vão disputar as duas últimas rondas do torneio alemão, liderado por um quarteto.

Depois de terem completado a primeira volta, na quinta-feira, com 73 pancadas, os dois portugueses tiverem desempenhos opostos o segundo dia, mas o destino foi o mesmo. Com seis "birdies" e dois "bogeys", Ricardo Santos entregou num cartão de 68 pancadas, quatro abaixo do par, mas o agregado de 141 deixou-o no grupo dos classificados em 70.º lugar, a um golpe de passar o "cut".

Ao contrário do algarvio, Filipe Lima piorou o desempenho da véspera, terminando a jornada com 76 pancadas, quatro acima do par, após cinco "bogeys" e apenas um "birdie", que o atiraram para o 141.º posto, com um total de 149 "shots".

O dia ficou também marcado pela eliminação do alemão Martin Kaymer, recém-vencedor do US Open, que não falhava um "cut" desde o Portugal Masters de 2012. O número dois europeu, que termina em 102.º, com 144 pancadas, levava 28 torneios seguidos sem falhar o "cut".

O comando do torneio é partilhado por quatro jogadores, os espanhóis Pablo Larrazabal e Rafa Cabrera-Bello, o argentino Emiliano Grillo e o inglês Danny Willet, todos com 132 golpes. Larrazabal fez a melhor volta do dia, com 63 "shots", nove abaixo do par.