O golfista português Ricardo Santos terminou hoje a primeira ronda do Open da Holanda na 56.ª posição, com o PAR do campo e mais seis pancadas do que o líder, o espanhol Miguel Angel Jimenez.

O golfista algarvio, número 51 da Europa e 182 do "ranking" mundial, concluiu a volta com um agregado de 70 pancadas, exatamente o PAR do percurso do clube de golfe de Kennemer, anotando no cartão dois "birdies" e dois "bogeys".

Ricardo Santos conseguiu já cinco top 10 nos 23 torneios do European Tour (primeira divisão do golfe europeu) disputados esta temporada, o que lhe garantiu prémios monetários superiores a 450 mil euros.

Em declarações citadas pelo European Tour, o golfista de Vilamoura indicou como objetivo a qualificação para o DP World Tour Championship do Dubai, um torneio com prémios monetários recorde (oito milhões de dólares) no encerramento da temporada do European Tour e que é disputado apenas pelos 60 golfistas melhor classificados.

«Coloquei-me em posição de me qualificar para o DP World Tour Championship e quero registar uma boa semana no Portugal Masters para cimentar o meu lugar (no top-60 da Corrida para o Dubai)», salientou o jogador de Vilamoura, que procura tornar-se no primeiro português a apurar-se para essa final do European Tour.

Santos manifestou também a intenção de conseguir um bom resultado no maior torneio de golfe português, o Portugal Masters, que se disputa em Vilamoura entre 10 e 13 de outubro.

«O Portugal Masters é sempre um evento especial para mim, porque se joga no meu país e no campo que represento no circuito. Conheço o campo melhor do que os outros jogadores e tenho sempre muito público a apoiar-me, incluindo a minha família e numerosos amigos. Vivo a dois minutos do campo e a minha mulher é a Diretora de Marketing e Vendas do campo. É uma semana emocionante para mim e para todos os jogadores portugueses», concluiu.

O Open da Holanda é liderado por um dos jogadores mais consagrados da atualidade, o andaluz Miguel Angel Jimenz, ex-jogador da Ryder Cup, que terminou a primeira volta com um total de 64 pancadas, seis abaixo do PAR.