O português Ricardo Santos passou esta sexta-feira o "cut" no Open de golfe de Joanesburgo, na África do Sul, ao concluir a segunda ronda no grupo dos 35.ºs classificados, com cinco pancadas abaixo do PAR.
Na 10.ª prova do calendário do "European Tour", o escalão máximo do golfe europeu, que qualifica diretamente três jogadores para o British Open de julho (um dos quatro "majors" da modalidade a nível mundial), Ricardo Santos caiu da 13.ª para a 35.ª posição, seguindo para a terceira ronda com um agregado de 138 pancadas, as mesmas cinco abaixo com que terminou a volta de quinta-feira.
O golfista algarvio, que na passada temporada conseguiu cinco "top-10” no "tour" e prémios monetários superiores a meio milhão de euros, conclui a segunda volta com 71 pancadas, exatamente o PAR do percurso do Real Golfe Clube de Joanesburgo.
Santos, que é atualmente o golfista número 95 da Europa e 211 do Mundo, anotou no cartão dois "birdies" e dois "bogeys".
O Open sul-africano, disputado em dois percursos (este e oeste), é liderado pelo italiano Edoardo Molinari e pelo escocês Craig Lee, ambos com um total agregado de 132 pancadas nos dois dias, 11 abaixo do PAR.