O português Ricardo Santos concluiu hoje o Masters de Xangai em golfe na 34.ª posição, depois de fazer uma quarta volta excelente, uma das melhores do dia, que consagrou o espanhol Gonzalo Fernandez-Castano como vencedor do torneio.

Com um cartão de 64 pancadas, oito abaixo do PAR, tal como o italiano Francesco Molinari (2.º) e somente atrás das 63 do sueco Peter Hansen, vencedor do ano passado, Ricardo Santos deu um pulo de 29 posições, para terminar com um agregado de 290 golpes (77-76-73-64), duas acima.

Autor de um "eagle" e seis "birdies", o jogador de Vilamoura fez hoje o que não conseguiu nas três voltas anteriores ao percurso do Golf Club Lake Malaren, terminando a 13 "shots" do vencedor. Gonzalo Fernandez-Castano fechou com 68 pancadas, para um total de 277, menos uma do que Francesco Molinari e do que o tailandês Thongchai Jaidee.

O espanhol alcançou a oitava vitória da sua carreira, segunda da temporada, enquanto o norte-americano Luke Guthrie, que liderou desde o primeiro dia, terminou na quarta posição, com 279. O espanhol Rafael Cabrera-Bello, que partilhava o comando no sábado, caiu para oitavo.

Sem contabilizar este torneio, Ricardo Santos ocupa a 63.ª posição da Corrida para o Dubai, o "ranking" europeu, e precisa de reentrar nos 60 primeiros para poder disputar o DP World Tour Championship, o milionário torneio do Dubai que encerra a temporada do circuito europeu e distribui prémios monetários de oito milhões de dólares (cerca 5,8 milhões de euros).

O atleta português, que é atualmente o jogador número 204 do "ranking" mundial e alcançou esta época cinco "top-10" e prémios monetários de 489 mil euros, garantiu já o cartão que lhe permite manter-se no circuito europeu na próxima temporada.