O norte-irlandês Rory McIlroy venceu no domingo o Campeonato PGA, em Louisville, nos Estados Unidos, conquistando aos 25 anos o seu quarto título num torneio do Grand Slam de golfe.

O número um do "ranking" mundial totalizou 268 pancadas, 16 abaixo do par do percurso do Valhalla Golf Club, batendo o norte-americano Phil Mickelson por apenas uma. O sueco Henrik Stenson e o norte-americano Rickie Fowler partilharam o terceiro lugar, com 270.

McIlroy, que no mês passado conquistou o British Open, outro dos quatro torneios do Grand Slam anuais, mostrou nervos de aço ao longo da quarta e última volta, ao longo da qual foi sucessivamente acossado por Mickelson, Fowler e Stenson, que com ele foram alternando a liderança.

Numa jornada marcada por uma interrupção de duas horas provocada pela chuva, McIlroy conseguiu finalmente duas pancadas de avanço com um "birdie" no buraco 17 e depois saiu com mestria de um banco de areia no 18, para terminar com um "shot" de vantagem. O último "putt" foi feito praticamente sem luz.

"Espantoso. Incrível. Não tenho a certeza se alguma vez terei outro verão como este. Tenho muito golfe para jogar este ano, mas tenho de desfrutar do que acabo de fazer", afirmou McIlroy, que se tornou o quarto jogador mais novo a ganhar quatro "majors" atrás de Young Tom Morris, Tiger Woods e Jack Nicklaus, e o primeiro a ganhar dois seguidos desde que o irlandês Padraig Harrington venceu o British Open e o PGA em 2008.