Os clubes espanhóis venceram 41 das 46 edições da principal prova europeia de clubes de hóquei em patins, agora denominada Liga Europeia e com “final a 8” marcada para o próximo fim de semana, em Lodi, Itália.

De entre as equipas espanholas que ergueram o troféu. o destaque vai para o FC Barcelona, que conta 19 títulos, oito dos quais consecutivos, de 1977/78 a 1984/85.

A hegemonia dos “culés” foi interrompida, precisamente, pelo FC Porto, em 1985/86, naquele que seria o primeiro dos dois troféus conquistados pelos “dragões”, que voltariam a inscrever o nome na lista dos vencedores em 1989/90.

Réus (sete triunfos), Igualada (seis), o detentor Liceo da Corunha (cinco), Voltregá (três) e Nóia (um) completam a lista de clubes espanhóis que já levantaram o troféu.

Para além do triunfo das equipas espanholas, apenas Portugal e Itália ostentam clubes campeões da Europa, através de FC Porto (dois), Sporting, Oquei de Barcelos e Follonica.

De entre as oito equipas presentes na edição 2011/2012 da “final a 8”, Espanha e Portugal fazem-se representar por três cada e a Itália, a jogar em casa, por duas.

FC Barcelona, Réus e Liceo da Corunha – com um total acumulado de 31 títulos – são os clubes espanhóis presentes em Lodi e que reúnem o principal favoritismo ao triunfo na prova.

A representação portuguesa estará a cargo do Benfica, Oliveirense e Candelária, clubes que não ostentam nenhum dos quatro troféus que rumaram a Portugal.

O anfitrião Lodi e o Valdagno são os representantes italianos, que irão tentar estrear-se a erguer o troféu.

Nas 12 últimas edições da prova, o FC Barcelona conquistou oito troféus, numa clara demonstração de força do hóquei catalão, sendo que os restantes foram ganhos pelo Liceo (dois), Réus e Follonica.

A última conquista de uma equipa portuguesa remonta a 1990/91, pelo Óquei de Barcelos, que sucedeu ao FC Porto (1989/90). A primeira foi protagonizada pelo Sporting, em 1976/77.

Nas últimas 20 edições da Liga Europeia, disputada de 1996/97 a 2008/09 no sistema de “final four” e em 2009/2010 por seis clubes, o troféu não ficou em Espanha apenas por uma vez, fugindo para Follonica, em 2005/06.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.