O Benfica revalidou hoje a conquista da Elite Cup de hóquei em patins, em Odivelas, ao vencer a Oliveirense, por 3-2, numa final em que Roberto di Benedetto esteve em evidência a marcar e Pedro Henriques a defender.

O francês Roberto di Benedetto abriu o marcador aos cinco minutos, com um remate que surpreendeu o guarda-redes Xano Edo, e nove minutos volvidos as ‘águias’ aumentaram a vantagem para 2-0 por Gonçalo Pinto, que encostou a passe de Diogo Pinto.

Marc Torra falhou um penálti, na sequência de um cartão azul mostrado a Edu Castro, aos 19 minutos, mas o espanhol redimiu-se no minuto seguinte ao marcar para a Oliveirense, colocando o marcador na diferença mínima (2-1).

Ao contrário do jogo das meias-finais com o FC Porto, que ditou a eliminação dos campeões nacionais, a formação nortenha revelaria alguma ineficácia na finalização, muito por culpa do mérito do guarda-redes ‘encarnado’ Pedro Henriques.

Na segunda parte, entrou melhor o Benfica e aumentou a vantagem, novamente por Roberto di Benedetto (3-1), aos 30 minutos, com um remate que voltou a surpreender o guarda-redes Xano Edo.

A Oliveirense reagiu de pronto ao golo sofrido, partindo com mais perigo para a baliza ‘encarnada’, enquanto o Benfica evidenciava alguma dificuldade na concretização, desperdiçando várias oportunidades para marcar.

A empurrar o Benfica para a sua meia pista, a Oliveirense reduziu para 3-2 por Bruno di Benedetto, irmão de Roberto, mas mesmo a apostar no ‘5x4’ não conseguiu chegar ao empate.

Criada em 2016 como torneio particular, a Elite Cup passou a prova oficial em 2021 e desde então venceram o troféu Óquei de Barcelos (2021), FC Porto (2022), Benfica (2023 e 2024).

A equipa masculina de hóquei em patins do Benfica imita assim a feminina, que horas antes tinha também, no mesmo recinto, erguido o troféu.