O campeão Benfica, o vice-campeão FC Porto e o Valongo partem em desvantagem para a segunda mão dos quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins, depois de hoje terem entrado a perder nesta fase.

Em três confrontos luso-espanhóis, a formação “encarnada” caiu em Reus por 5-2, enquanto os portistas e os valonguenses perderam em casa, os primeiros por 2-1, com o Liceo da Corunha, e os segundos por 3-2, com o FC Barcelona.

Em Espanha, o argentino Carlos Lopez e o espanhol Marc Coy apontaram os tentos do Benfica, mas o Réus já chegou ao intervalo a vencer por 4-2 e apontou o único tento da segunda parte.

No Dragão Caixa, o FC Porto chegou, pelo contrário, a vencer ao intervalo, graças a um golo de Vítor Hugo, mas, nos 10 minutos finais, tiveram duas falhas a pagaram-nas com outros tantos tentos, apontados por Toni Perez e Josep Lamas.

A exemplo dos “dragões”, o Valongo também liderou, no seu caso por 2-1, e depois de ter estado a perder por 1-0, num embate em que todos os golos apareceram na segunda parte.

João Souto “bisou” para os anfitriões, mas Pablo Alvarez fez ainda melhor e, com um “hat-trick”, concluído com um golo no último segundo, de livre direto, deu o triunfo ao conjunto mais galardoado da história.

No outro embate da primeira mão dos quartos de final, o Valdagno, de Itália, deu um passo importante rumo à “final four”, ao vencer fora os espanhóis do Vendrell por 6-4.

Os encontros da segunda mão disputam-se a 12 de abril.