O bicampeão FC Barcelona, com 21 títulos – cinco dos quais nas últimas nove épocas -, é o alvo a abater na ‘final-four’ da Liga Europeia de hóquei em patins, em Lisboa, por Benfica, Oliveirense e Forte dei Marmi (Itália).

A formação espanhola, que já assegurou esta época a conquista do seu 27.º título de campeão espanhol, inicia no sábado a defesa do título europeu frente ao anfitrião da ‘final-four’ e campeão nacional Benfica, pelas 18:30, no Pavilhão Fidelidade, na Luz.

O Benfica, que nas últimas épocas se intrometeu na hegemonia do FC Porto – clube que com o FC Barcelona soma na última década mais presenças na ‘final-four’ europeia -, lidera internamente de forma confortável e está a uma vitória da revalidação do título.

FC Barcelona, com 21 dos 50 troféus disputadas em sua posse, e Benfica, que o ergueu por uma vez na final fratricida de 2012/13 frente ao FC Porto, no Dragão, são as únicas equipas de entre as quatro finalistas que já conquistaram a prova.

Benfica e Oliveirense procuram ainda este fim de semana, em Lisboa, conquistar para Portugal a sexta Liga Europeia/Taça dos Campeões e alcançar a ‘dobradinha’, após o Óquei de Barcelos ter erguido a Taça CERS de 2015/16 na final disputada com os espanhóis do Vilafranca (6-3).

A meia-final ibérica será antecedida da que opõe a outra equipa portuguesa na prova, a Oliveirense, que eliminou nos quartos de final o FC Porto, aos italianos do Forte dei Marmi, que decidirão entre si, pelas 15 horas, o primeiro finalista.

Oliveirense e Forte dei Marmi são os ‘outsiders’ da ‘final-four’ da Luz, mas uma das equipas marcará presença na final de domingo, com inicio às 14 horas, e poderá disputar o direito a erguer o seu primeiro título de campeão europeu.

O treinador do Benfica, Pedro Nunes, assumiu já a ambição de conquistar a Liga Europeia, mas frisou que o primeiro objetivo dos ‘encarnados', e para o qual estão exclusivamente concentrados, é ultrapassar o FC Barcelona nas meias-finais.

O técnico dos campeões nacionais antecipou um jogo "equilibrado" entre "duas grandes equipas, com excelentes individualidades e perfeitamente identificadas uma com a outra", considerando que a meia-final poderá ser decidida nos desequilíbrios individuais.

Já Tó Neves, treinador da formação de Oliveira de Azeméis, não quer criar expectativas e prefere pensar jogo a jogo, elogiando o coletivo do Forte dei Marmi, no qual se destaca o espanhol Pedro Gil.

"Queremos fazer a melhor classificação de sempre da Oliveirense, que é estar presente numa final. Depois o resto virá. Mas obviamente que, se chegámos aqui, não é descabido ambicionar algo mais", disse o técnico em declarações à agência Lusa.

O FC Barcelona surge na ‘final-four’ após ter terminado na segunda posição o grupo A, atrás do invicto FC Porto, que iria cair nos ‘quartos’ frente à Oliveirense. A formação ‘blaugrana’ afastou depois os seus compatriotas do Liceo da Corunha.

O Benfica terminou no primeiro lugar do grupo B, com os mesmos pontos dos espanhóis do Vic, e assegurou a presença na discussão do troféu após eliminar os espanhóis do Vendrell, segundos classificados do grupo C, nos quartos de final.

Os italianos do Forte dei Marmi, equipa em ascensão no hóquei em patins italiano, venceu o grupo C, à frente do Vendrell e dos portugueses da AD Valongo (3.º), e garantiu a presença na ‘final-four’ após afastar os espanhóis do Vic nos ‘quartos’.

A Oliveirense terminou na segunda posição o grupo D, com os mesmos pontos do vencedor, o Liceo da Corunha, e logrou a qualificação para a ‘final-four’ às custas do FC Porto, impondo-se, com alguma surpresa, aos ‘dragões’ nos quartos de final.

As equipas espanholas, com 44 títulos – distribuídos por FC Barcelona (21), Reus (7), Igualada e Liceo (6) e Voltregà (3), são as que mais triunfos somam na principal prova organizada sob a égide do Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERS).

Portugal, com cinco triunfos, dois pelo FC Porto (1985/86 e 1989/90), e um de Sporting (1976/77), Benfica (2012/13) e Óquei de Barcelos (1990/91), e Itália, com um, pelo Follonica (2005/06), conquistaram os restantes títulos.