Este artigo tem mais de 10 anos
A equipa nortenha sagrou-se campeã nacional no passado fim de semana.
A câmara de Valongo decidiu esta quinta-feira, por unanimidade, atribuir uma Medalha de Valor Desportivo, bem como um apoio "financeiro suplementar", à Associação Desportiva de Valongo (ADV), cuja equipa de hóquei em patins se sagrou sábado campeão nacional.
Em reunião de câmara, toda a vereação foi unânime ao considerar que o clube de Valongo conquistou um "feito histórico" ao conseguir o seu primeiro título de campeão nacional depois de vencer em casa o FC Porto por 5-3, na 30.ª e última jornada da prova.
A formação comandada por Paulo Pereira tornou-se, assim, a 12.ª campeã da modalidade, sucedendo precisamente ao FC Porto, que tinha ganhado o último campeonato.
"Considerando a elevada importância para o desporto nacional e para a promoção do concelho de Valongo ao conquistar o título de Campeão Nacional da 1.ª divisão, prova rainha da modalidade, pela primeira vez na sua história, entende a comissão [estrutura responsável pelo Regulamento para a Concessão de Condecorações] que esta proeza deve ser devidamente reconhecida por parte da Câmara Municipal de Valongo, atribuindo a Medalha de Valor Desportivo", lê-se na ata hoje aprovada por unanimidade.
Além da conquista do maior título nacional da modalidade, a autarquia de Valongo destacou a participação deste clube na Liga Europeia "ao mais alto nível, atingindo os quartos-de-final", e o trabalho "meritório desenvolvido, na formação desportiva, no hóquei em patins conquistando nos últimos anos diversos títulos regionais e um nacional no escalão de Infantis".
A autarquia de Valongo decidiu, também, atribuir um "apoio extraordinário" à ADV no valor de cinco mil euros, verba que o presidente da câmara, o socialista José Manuel Ribeiro, reconhece ser "modesta", mas garantiu ser "a possível".
Face a esta consideração, também o vereador do PSD/PPM Hélio Sousa disse achar o apoio "pequeno quando comparado com a visibilidade e orgulho que o concelho recebeu".
Também a propósito deste tema foi hoje aprovado, igualmente por unanimidade, um voto de louvor à ADV submetido pelo vereador da CDU, Adriano Ribeiro.
"A ADV tem desenvolvido, ao longo dos anos, um trabalho notável, ao nível da formação dos atletas em vários escalões desta modalidade desportiva tão acarinhada pelos seus conterrâneos, o que já lhe permitiu obter diversos títulos regionais e nacionais, sendo atualmente uma referência a nível nacional", refere o texto da CDU.
Comentários