O Benfica disputa no sábado a Taça Continental de hóquei em patins com os espanhóis do Liceo da Corunha com a missão de se juntar a FC Porto e Óquei de Barcelos na lista de vencedores.
A 31.ª edição da antiga Supertaça Europeia opõe, em Viana do Castelo, o estreante Benfica, vencedor da Taça CERS, ao campeão europeu Liceo da Corunha, de Espanha, que já ergueu por cinco vezes o troféu, em 1986/87, 87/88, 89/90, 91/92 e 2002/03.
O Benfica assegurou a conquista da Taça CERS com um triunfo na final disputada frente aos espanhóis do Vilanova, por 6-4, enquanto o Liceo da Corunha impôs-se no duelo fratricida com o Reus, por 7-4.
O jogador “encarnado” Luís Viana está consciente das dificuldades que o campeão europeu Liceo da Corunha irá colocar, mas está consciente do valor do Benfica, que tudo irá fazer para erguer o troféu.
«Este jogo é uma final, e é de um cariz completamente diferente. São jogos em que se houver erros, não se podem corrigir e portanto a equipa que errar menos vai ganhar», defendeu Luís Viana.
Ainda de acordo com Luís Viana, a Taça Continental «é uma prova de grande importância».
«Esperamos conseguir levantar a Taça e trazê-la para o Benfica», finalizou o avançado dos “encarnados”.
O Liceo da Corunha conta nas suas fileiras com os portugueses Tiago Sousa (guarda-redes) e Ricardo Barreiros, bem como Jordi Borgalló, que se sagrou este ano campeão mundial na Argentina.
Dominada pelo Barcelona, com 16 títulos conquistados, seguido de Igualada e Liceo da Corunha, ambos com cinco, a Taça Continental/Supertaça Europeia apenas por duas vezes escapou aos clubes espanhóis.
FC Porto, em 1985/86, e Óquei de Barcelos, em 1990/91, foram os únicos que se intrometeram na hegemonia dos clubes espanhóis, com a particularidade de terem conquistado o troféu em finais lusas.
Os portistas ergueram a taça na final disputada a duas “mãos” com a Sanjoanense, com uma vitória por 9-3 e uma derrota por 4-3, colocando cobro a uma série de seis triunfos do Barcelona.
O Óquei de Barcelos venceu o troféu na final disputada com o Sporting, igualmente a duas “mãos”, com duas vitóiras, por 11-2 e 5-3.
A Supertaça Europeia é uma prova disputada sob a égide do Comité Europeu de Hóquei em patins (CERS) desde 1979/80, inicialmente entre os campeões europeus e os vencedores da Taça das Taças.
Com a extinção da Taça das Taças, em 1996 – razão pela qual não se disputou a Supertaça Europeia nessa época –, o troféu passou a ser disputado entre os campeões europeus e os vencedores da Taça CERS.
A Taça Continental opõe sábado o Benfica ao Liceo da Corunha, no Pavilhão Monserrate, em Viana do Castelo, em jogo com início marcado para as 15h05.
Comentários