O FC Porto, campeão em título, parte como favorito no campeonato nacional de hóquei em patins, prova em que o rival Benfica surge numa segunda linha, num momento em que a hegemonia da modalidade se discute a dois.

Os “dragões” voltaram na última temporada, sob o comando do ex-jogador Tó Neves, a conquistar o título, depois de as “águias” terem interrompido uma sequência em que o FC Porto conquistou 10 campeonatos consecutivos, de 2001 a 2011.

O panorama do hóquei em patins português pertencia exclusivamente aos “dragões”, mas a conquista “encarnada” de 2011/2012 e o título europeu já na última época – vencendo o FC Porto na sua casa -, colocam o Benfica como candidato.

O favoritismo continua, porém, a pertencer à equipa portista, que iniciou a época a vencer a Supertaça (bateu a Oliveirense), mantém o mesmo treinador e um núcleo de jogadores experientes, liderados por Edo Bosch e Reinaldo Ventura.

No lado do Benfica, são algumas as mudanças, a começar pela saída do técnico Luís Sénica, que regressou à seleção, e a entrada de Pedro Nunes, antigo treinador do Paço D’Arcos, sexto no campeonato.

O clube também assistiu à saída de jogadores, nomeadamente Luís Viana, decisivo no título europeu, Cacau e o guarda-redes Ricardo Silva, e reforçou-se com Guillem Traball, ex-titular da baliza espanhola, e Miguel Oliveira, ex-Oliveirense.

A edição 2013/2014 tem início no fim de semana, com o FC Porto a visitar o HC Braga e o Benfica a viajar até ao terreno do Óquei de Barcelos.

Os dois “candidatos” encontram-se em jornadas mais adiantadas, com os “dragões” a visitarem primeiro a Luz, à 13.ª jornada, a 25 de janeiro, e a receberem as “águias” a duas do final, à 28.ª, a 10 de maio.

Esta edição do campeonato tem ainda o aliciante de os dois clubes partirem igualados em número de títulos, 21 cada, podendo a competição servir para dar vantagem a um deles.

Na prova, destaque ainda para o “histórico” Sporting, o quarto clube com mais títulos e que no seu recente regresso ao hóquei em patins garantiu a subida ao escalão principal, e um 12.º lugar na última época.

A correr por fora das candidaturas de FC Porto e Benfica está a Oliveirense, terceira classificada na última época, e finalista vencida na Taça de Portugal e na Supertaça.