O HC Porto vai competir na recém-criada Liga Ibérica de Hóquei no gelo, que hoje foi anunciada pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal e pela congénere espanhola e que terá sete equipas em competição.

O HC Porto, que já competia na Liga espanhola, que vai decorrer em paralelo com esta nova competição, é o único representante português, ao lado dos espanhóis Kosner, Jaca, Majadahonda, Milénio, Puigcerdà e Txuri Urdin.

A primeira época arranca já no fim de semana de 21 e 22 de setembro, com a conclusão agendada para fevereiro do próximo ano, tendo sido hoje apresentada em Espanha, com a federação lusa empenhada em conseguir, no futuro, ter jogos em solo nacional.

Em comunicado, a federação portuguesa dá conta desta colaboração que visa “consolidar ainda mais o desenvolvimento do desporto e dos clubes de ambos os países para que possam crescer”.

No futuro próximo, adianta, há “novos marcos em vista, como a inclusão de Andorra no acordo e a criação de uma Supertaça Ibérica”.

“Esta é uma oportunidade única para nós, uma experiência nova, para aprender e ganhar experiência. Temos ambição e podemos pensar em ganhar esta Liga Ibérica”, notou João Farromba, do HC Porto, citado em comunicado.

Já o presidente da Federação de Desportos de Inverno, Pedro Flávio, espera que a criação da Liga possa “incentivar a inclusão de mais equipas no futuro” e prosseguir, em Portugal, o crescimento em número de atletas e clubes filiados.

“Estamos a fazer o nosso caminho para que possamos ter jogos da Liga Ibérica no nosso país. Queremos ter uma pista no norte do país e outra a sul, de forma a que possamos ter, no futuro, mais equipas portuguesas a disputar esta Liga Ibérica”, notou.

Ainda segundo o dirigente, o objetivo é conseguir, também, “ter uma pista de gelo de dimensões olímpicas em Portugal”.