O Comité Europeia de Patinagem (CERS) excluiu esta quarta-feira por um ano o Liceo da Corunha de todas as competições europeias pela falta de comparência na Taça Continental de 2011, ganha pelo Benfica.

O clube espanhol, que recentemente venceu a Liga Europeia, foi ainda condenado ao pagamento de uma multa de quatro mil euros.

De acordo com a Federação Espanhola de Patinagem, o Liceo da Corunha está proibido de participar em torneios europeus entre 01 de setembro de 2012 e 31 de agosto de 2013.

Na base da sanção está a ausência da formação galega no jogo que atribuiu a Taça Continental, a 05 de novembro, em Viana de Castelo, e que deveria opor o campeão europeu (Liceo da Corunha) ao vencedor da Taça CERS (Benfica).

A formação espanhola, que dista cerca de 170 quilómetros de Viana do Castelo, pretendia disputar a final a duas "mãos" e questionou o facto de a competição não ter sido marcada para um campo neutro e de não haver outra data.

Em outubro, o CERH (Comité Executivo de Hóquei em Patins) havia comunicado aos dois clubes que o jogo seria a 05 de novembro em Viana do Castelo, tendo em conta que existindo uma candidatura à organização não se colocava a hipótese de a competição ser disputada a duas mãos.

No final de novembro, o Comité Executivo do CERH homologou a vitória do Benfica na Taça Continental, por 10-0, devido à falta de comparência da equipa espanhola do Liceo da Corunha.

A federação espanhola, que ainda tem pendente um recurso sobre a matéria, lamenta a sanção imposta ao clube e garante que vai exercer todos os seus direitos.

O Liceo da Corunha já anunciou na sua conta na rede social twitter que vai utilizar «todos os recursos administrativos e legais» para defender os seus legítimos interesses.