José Vaz Guedes, antigo treinador e jogador do Sporting e figura incontornável na história do hóquei em patins nacional, morreu hoje com 77 anos, informou o clube ‘leonino’ no seu sítio oficial.

Nascido em Pego do Altar (Alcácer do Sal), a 13 de outubro de 1938, venceu sete Campeonatos da Europa e do Mundo, quatro Taças Latinas e dois Torneios de Montreux, entre outros títulos.

José Vaz Guedes iniciou a sua carreira de hoquista em 1950 como jogador infantil, tendo subido à categoria de juniores três anos depois, e em 1955, apenas com 16 anos de idade, passou a sénior, tendo sido pela primeira vez internacional. O seu nome fica associado ao CACO (Clube Atlético de Campo de Ourique), clube lisboeta pelo qual fez carreira nas décadas de 50 e 60.

“Vaz Guedes treinou a equipa ‘verde e branca’ na temporada de 1966/67, não tendo todavia conquistado qualquer troféu antes de sair em agosto de 1967, por não resistir à tentação de voltar a jogar, o que o levou a Alvalade novamente em 1970, desta vez apenas na condição de atleta”, recorda a nota.

José Vaz Guedes será velado hoje na Basílica da Estrela, em Lisboa, realizando-se o funeral na terça-feira. Após a celebração da missa de corpo presente, marcadas para as 09:30, o funeral segue para o Cemitério dos Prazeres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.