O capitão da seleção portuguesa de hóquei em patins, que no domingo inicia o campeonato do mundo na China, disse que o importante é conquistar o troféu e que isso até poderia acontecer "na rua atrás de casa".

João Rodrigues lembrou que o local onde se vai disputar a prova é completamente irrelevante e que a única coisa que move o grupo luso é o objetivo de conquistar o título mundial.

"O nosso único objetivo é sermos campeões do mundo. Até poderia ser na rua atrás de minha casa. O facto de ser na China é uma situação diferente, peculiar. É bom, porque dificilmente de outra forma daria visibilidade à modalidade na Ásia. Vejo isso com bons olhos e espero que se apaixonem pela modalidade. Agora o nosso foco é conquistar o título mundial", lembrou o atleta português.

João Rodrigues reforçou que a equipa está "pronta para atacar este campeonato do mundo com muita ambição de devolver o título a Portugal passados tantos anos", lembrando a exigência máxima da prova e as dificuldades que irão encontrar pela frente.

"O campeonato do mundo é uma prova de exigência máxima. Estão lá os melhores jogadores do mundo, as melhores seleções. Começarmos a prova a jogar com a Argentina, será seguramente intenso, competitivo. Tudo faremos por ganhar e começar da melhor forma a prova. Não vejo isso como sendo mau. Se calhar até é mesmo bom", referiu ainda.

Sem tecer comparações com outras equipas do passado, João Rodrigues considerou que os jogadores que compõem a seleção portuguesa trazem grande consistência ao grupo.

"Este grupo é forte, à semelhança de outros que não ganharam em outras alturas por pormenores, e que já demonstrou isso mesmo no campeonato da Europa, não só com a vitória mas também pela forma como a conseguiu. Temos condições para dar continuidade neste campeonato do mundo. Tudo faremos para conseguir a tão ambicionada vitória", afirmou ainda.

João Rodrigues destacou ainda o bom momento que Portugal atravessa, mas lembrou também a qualidade de outras equipas adversários, como é o caso da Espanha, Argentina, França ou Itália.

"Portugal está num excelente momento, mas não nos podemos esquecer que há outras seleções fortíssimas. Portugal está muito bem e as outras também estão. O que é de destacar é o nível de competitividade muito alto e de certeza que teremos um ótimo espetáculo de hóquei", disse ainda.

Portugal, que neste momento está a fazer um estágio de uma semana em Macau, vai disputar o 43.º Campeonato do Mundo de hóquei em patins em Nanjing, na China, entre 03 e 09 de setembro.

Além da Argentina, detentora do título mundial, Portugal vai defrontar no grupo A da primeira fase, Itália e França.