Portugal assume a candidatura ao título mundial de hóquei em patins na categoria de sub-20 em Barcelos, numa competição que venceu apenas em 2003 e onde tentará voltar a fazê-lo, a partir de sábado.

A quinta edição decorrerá de 10 a 17 de setembro no Pavilhão Municipal de Barcelos, e o objetivo da seleção é chegar ao segundo título no seu palmarés, como revelou à agência Lusa o treinador Luís Duarte.

«É esse o grande objetivo da seleção portuguesa, conseguir vencer e é também a expetativa dos portugueses quando vêem a seleção: querem que ganhe», referiu o técnico nacional, que disse contar com o apoio do público do Minho.

O palco do Mundial é um trunfo na opinião do selecionador, pelo tradicional interesse que o público da cidade dispensa ao hóquei em patins, o que poderá jogar a favor de um apoio significativo à seleção portuguesa.

Com a candidatura assumida, Luís Duarte reconhece que «Itália, Espanha, Argentina e Chile» serão os principais rivais na corrida ao título, depois de ultrapassada a fase de grupos (em que defrontará Áustria, Angola e França).

«Penso que a Áustria é a mais acessível, mas Angola, com reforços e jogadores que atuam e Portugal, e a França, são equipas complicadas», disse o treinador.

Entre as potências da modalidade, Itália e Espanha terão em Barcelos equipas mais experientes, com jogadores que estiveram já num Europeu e num Mundial, enquanto a equipa das “quinas” contará com estreantes.

A estreia de Portugal acontecerá na abertura do Mundial, no sábado, com a equipa a defrontar Angola a partir das 21h00, num jogo aguardado com expetativa.

«A ansiedade vai aparecer em todos os jogos, mas temos que a transformar positivamente. Estamos ansiosos em começar, mas é só mais um jogo e é para vencer», concluiu o técnico nacional.

Em Barcelos, Luís Duarte contará com um grupo de dez hoquistas: Pedro Costa (FC Porto) e Diogo Rodrigues (Académica), para a baliza, mais Gonçalo Alves e João Silva (Sporting), Hélder Nunes (HC Braga), João Beja, Miguel Rocha e Pedro Vaz (Benfica), João Souto e Telmo Pinto (FC Porto).

- Palmarés do Mundial de sub-20 de hóquei em patins:

Montevideu2003: 
Campeão (Portugal), Vice-campeão (Argentina).

Malargue2005: 
Campeão (Argentina), Vice-campeão (Espanha).

Santiago2007: 
Campeão (Espanha), Vice-campeão (Portugal).

Bassano del Grappa2009: 
Campeão (Espanha), Vice-campeão (Portugal).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.