O selecionador da equipa de hóquei em patins masculina de Portugal, Rui Neto, anunciou hoje os convocados para o Campeonato Europeu e garantiu que «perder está fora dos planos».

Rui Neves explicou que «Portugal está obrigado a ganhar» e espera que «o fator casa ajude a seleção nacional a chegar ao triunfo» no torneio que se disputa em Paredes, a partir de 09 de setembro.

Portugal foi campeão europeu, pela última vez, em 1998, em Paços de Ferreira, seguindo-se seis edições de hegemonia espanhola.

Jogar em casa poderá representar um «fator adjuvante» para a seleção nacional, uma vez que em 10 Europeus organizados em Portugal, apenas falhou por uma vez o primeiro lugar.

Mas, em relação a essa situação, Rui Neto é cauteloso: «Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para chegar ao primeiro lugar. O facto de jogarmos em casa pode, claramente, ser algo que nos ajude. Mas também pode ter o efeito contrário. Temos que ser cautelosos».

Apesar da hegemonia da Espanha nos últimos anos, Portugal continua a ser a seleção com maior número de títulos europeus, com 20, contra os 15 espanhóis.

«Vamos tentar fazer melhor do que fizemos na Alemanha no último Europeu (Portugal foi vice-campeão) e para isso estamos proibidos de perder», sublinhou ainda o selecionador.

Rui Neto conta com uma seleção jovem, na qual se destaca a experiência do já veterano Reinaldo Ventura (FC Porto) que, em Paredes, contará o sexto Europeu da sua carreira de jogador.

O Campeonato Europeu de hóquei em patins arranca no dia 09 de Setembro, em Paredes, com Portugal a fazer o primeiro jogo frente à Suíça.

Lista de convocados:

- Guarda-redes: Ricardo Silva e Diogo Almeida.

- Defesas/Médios: Reinaldo Ventura, Ricardo Barreiros, Valter Neves, Diogo Rafael e Hélder Nunes.

- Avançados: João Rodrigues, Gonçalo Suíssas, Gonçalo Alves e Jorge Silva.