A seleção portuguesa sub-20 de hóquei em patins goleou hoje a Inglaterra, por 14-1, para avançar para as meias-finais do Campeonato da Europa, que decorre em Saint-Omer, França.

Nos quartos de final, Portugal até começou mal, sofrendo o golo nos minutos iniciais, mas encontrou o seu jogo e fez 10 golos sem resposta, para chegar ao intervalo a ganhar por 10-1.

Na etapa complementar e já com o encontro resolvido, Portugal, que jogou de início com Pedro Costa, Pedro Mendes, Hélder Nunes, Miguel Rocha e Gonçalo Alves, ainda marcou mais quatro golos, para fixar o marcador nos 14-1 com que confirmou a passagem às meias-finais dos Europeus.

Gonçalo Alves, com 5 golos, e Miguel Rocha, com 4, foram os goleadores de serviço dos Sub-20 lusos.

Portugal espera agora pelo adversário da meia-final, que sairá do duelo entre Alemanha e Itália

«Penso que o resultado final espelha bem a diferença existente entre as equipas. Amanhã [sexta-feira], independentemente do adversário, é para ganhar, de forma a chegarmos até à final, que também é para vencer», disse o selecionador português.

Luís Duarte garantiu que a equipa está bem fisicamente e que «não será o cansaço dos jogos em dias consecutivos a fazer a diferença».