O selecionador português de hóquei em patins afirmou hoje que a passagem à fase a eliminar é "o primeiro grande objetivo" de Portugal no Mundial, que se vai disputar em La Roche-sur-Yon, França.

"Temos a noção daquilo que vamos encontrar, temos a noção daquilo que são as nossas capacidades e da nossa realidade atual, e parece-nos adequado a este processo que se possa traçar como matriz o jogo a jogo. O primeiro grande objetivo é o grupo e a partir daí são provas a eliminar", explicou à agência Lusa, antes da partida para França.

Mesmo focado na fase de grupos, o selecionador luso não esqueceu a segunda fase, onde Portugal poderá defrontar a Itália ou o Chile.

"Temos uma previsão também da matriz do cruzamento, Itália ou Chile, independentemente de quem quer que seja serão difíceis, mas estamos conscientes que conseguiremos fazer o nosso trabalho", reiterou.

Em declarações na sede da Federação Portuguesa de Patinagem, em Lisboa, antes da partida para o aeroporto da Portela, o selecionador nacional reiterou a confiança nos jogadores convocados, afirmando que a "seleção tem condições sempre de lutar e de se superar".

"Equipa técnica e jogadores, aquilo que sabemos é da nossa motivação, da nossa força, da nossa confiança em cada um e daquilo que se pode traduzir na pista. Aconteça o que acontecer nos jogos, acho que a seleção tem condições sempre de lutar e de se superar à procura de atingir o objetivo final a cada jogo, que será ganhar", disse.

Luís Sénica destacou a polivalência dos seus jogadores "que podem traduzir o modelo de jogo em várias leituras e variáveis", contando com o apoio dos emigrantes portugueses em França para que a equipa se possa "sentir em casa".

"Acho que é fundamental e decisivo o apoio dos emigrantes e estou em crer que o vamos ter. Do ponto vista psicológico é extramente importante que nos possamos sentir em casa, sentir aquela massa de confiança à nossa volta, que nos ajude a potencializar as nossas respostas em pista", concluiu o treinador.

A seleção portuguesa está integrada no grupo C da primeira fase, onde vai medir forças com a Alemanha na primeira jornada, defrontando depois Áustria e Brasil.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.