Sete equipas e uma seleção de sub-21 de Espanha disputarão de 20 a 24 de agosto, no pavilhão Multiuso do Kilamba, em Luanda, o 13º troféu internacional de Hóquei em Patins, denominado "Troféu José Eduardo dos Santos".

A prova contará com as formações do Académica de Luanda, Juventude de Viana e 1º de Agosto (Angola), Andes Talleres (Argentina), Ferroviário de Maputo (Moçambique), Pretória (África do Sul) e Sporting Clube de Portugal.

Os concorrentes serão dispostos em dois grupos, o A constituído pelo Académica de Luanda, Pretória, Andes Talleres e Juventude de Viana, e o B com o Ferroviário de Maputo, selecção de sub-21 de Espanha, Sporting de Portugal e 1º de Agosto.

De acordo com o vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem, Pedro Azevedo "Chipita", que presidiu o ato, realizado no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), a organização reserva um milhão de kwanzas (7646 euros) para o 1º classificado. O segundo e terceiro classificados receberão 300 (2293 euros) e 200 mil kz (1529 euros), respetivamente.

A competição é avaliada em 150 Milhões de Kwanzas (1.146 911 euros)

A sessão de abertura contará com a participação da Escola de Hóquei em Patins do Município do Cazenga, na capital do país, e dos clubes filiados na Associação Provincial de Luanda de patinagem.

Para o evento, enquadrado nas festividades do aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a assinalar-se dia 28 de agosto, foram convidados árbitros internacionais de Espanha, Portugal, Moçambique e Argentina, que se juntarão aos seis juízes angolanos.

Antes da prova, os profissionais do apito beneficiarão de uma ação formativa ministrada por especialistas de Espanha, Portugal e Argentina.