O antigo campeão europeu e mundial de salto com vara Tim Lobinger, o primeiro alemão a cruzar a mítica barreira dos seis metros no final dos anos 90, morreu de leucemia, anunciou hoje a sua família.

Tim Lobinger sucumbiu ao cancro na quinta-feira, aos 50 anos, em Munique, anunciou o canal RTL e o diário Bild, citando um comunicado divulgado pela família, que refere que o ex-atleta “adormeceu pacificamente no seu círculo familiar”.

Diagnosticado com leucemia em março de 2017, Tim Lobinger afirmou então estar “encostado à parede” e que iria “lutar” contra a doença, após o que passou por cinco quimioterapias e um transplante de células.

Tim Lobinger ganhou fama como o primeiro saltador com vara alemão a cruzar a marca dos seis metros em 1997, num encontro ao ar livre em Müngersdorf (Colónia), quando o recorde mundial pertencia ao ucraniano Sergei Bubka, com 6,14 metros.

Natural de Rheinbach, na Renânia do Norte-Vestefália, Tim Lobinger conquistou os seus maiores títulos 'indoor', sagrando-se campeão europeu em 1998, em Valência (Espanha), e mundial em 2003, em Birmingham (Inglaterra).

Tim Lobinger também subiu ao pódio por duas vezes nos campeonatos europeus ao ar livre, conquistando o bronze em Munique (Alemanha), em 2002, e a prata em Gotemburgo (Suécia), em 2006.