O antigo treinador da seleção de ginástica do Brasil, Fernando de Carvalho Lopes, foi hoje irradiado do desporto pela Federação de Ginástica do Brasil (CBG), na sequência da condenação por abusos sexuais a atletas menores.

A decisão foi tomada após a condenação pelo Supremo Tribunal brasileiro, que condenou Lopes por “abusos sexuais e assédio moral”, e segue-se à remoção da seleção nacional um mês antes dos Jogos Olímpicos Rio2016.

A cadeia televisiva Globo recolheu os testemunhos de cerca de quatro dezenas de atletas que confirmaram ter sido vítimas do treinador no clube MESC, em São Bernardo do Campo, levando-o a ser banido de forma vitalícia.

Em novembro, Fernando de Carvalho Lopes foi condenado a quatro anos de prisão de pena suspensa em novembro de 2018, uma sentença que foi incrementada no domingo, ainda que esta decisão seja passível de recurso.

A condenação do brasileiro segue-se ao caso do norte-americano Larry Nassar, condenado a várias dezenas de anos de prisão efetiva depois de ter abusado de pelo menos 265 vítimas na equipa de ginástica dos Estados Unidos, a maior parte na condição de pacientes dos tratamentos médicos que administrava.