O português Pedro Pablo Pichardo, um dos atletas 'vip' nos Europeus de pista coberta, em Istambul, 'passeou-se' hoje na primeira jornada da competição, com apuramento fácil para a final, num dia em que os grande nomes não vacilaram.

A exemplo do campeão olímpico do triplo, também o campeão de Tóquio2020 nos 1.500 metros, o norueguês Jakob Ingebrigtsen, esteve sem problemas, nesta primeira de quatro jornadas na Atakoy Arena da antiga capital da Turquia.

Nenhum dos favoritos vacilou, todos asseguraram presença nas rondas seguintes, voltando à pista nos próximos dias.

Dos campeões lusos de há dois anos, está assegurado o regresso de Pichardo, que logo hoje bateu o recorde nacional (17,48 metros), com um saltos apenas, mas também de Auriol Dongmo, que detém o cetro no lançamento do peso, para cuja final avança também Jessica Inchude.

Pichardo, que segue com a companhia do também luso Tiago Pereira, já não terá na final o francês Benjamin Compaoré, um dos candidatos a medalhas. Não há rivais que se aproximem, sequer, da valia do luso-cubano.

A defender o título, Dongmo foi uma das duas atletas com apuramento direto por marca, atrás da neerlandesa Jessica Schieler, a atual campeã europeia ao ar livre. Também estão na final a sueca Fanny Roos, bronze há dois anos, e as alemãs Sara Gambetta e Julia Ritter, únicas para lá dos 18 metros.

O concurso masculino do peso, já não tem o luso Francisco Belo, mas ainda está o ucraniano Roman Kokoshko, que lança pelo Sporting, e o luxemburguês Bob Bertemes, líder do ano.

Nos 800 metros, em que os portugueses já ficaram pelo caminho, avançam, entre outros, a recordista nacional britânica, Kelly Hodgkinson, campeã em título, e a eslovena Anita Horvat.

A favorita maior para os 3.000 metros, a alemã Konstanze Klosterhalfen, avançou sem problemas para a final. A portuguesa Mariana Machado foi a última das repescadas por tempos.

Jakob Ingebrigtsen desgastou-se o mínimo que conseguiu nos 1.500 metros, atendendo a que pretende dobrar a distância com os 3.000 metros. Quem desiludiu foi o português Isaac Nader, que não conseguiu apurar-se por tempos, como seria expectável.

Problemas teve a vice-campeã mundial do salto em altura, a ucraniana Yaroslava Mahuchikh - clara favorita, só à terceira passou a 1,87 metros, para depois 'limpar' a 1,91 metros.

Os Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta prosseguem até domingo, em Istambul.