O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, revelou esta quinta-feira que o desporto é o setor que vai ter o aumento “mais significativo” no Orçamento do Estado (OE) de 2019.

A revelação foi feita durante o discurso de encerramento da II edição da Universidade de Verão, que decorreu durante três dias na Cidade Velha, sob o lema “Formar para Consolidar”, dirigido a cerca de 50 jovens de todas as ilhas do arquipélago.

Esse aumento, segundo o chefe do Governo cabo-verdiano, vai reverter-se na construção e melhorias das infra-estruturas desportivas, uma vez que, em 2019, Cabo Verde vai realizar e receber eventos desportivos internacionais.

Ulisses Correia e Silva justificou esses investimentos apontando para a realização dos Jogos Africanos de Praia, na Ilha do Sal, o circuito Mundial de KiteSurf, na mesma na mesma ilha, e o campeonato africano dos clubes em andebol, na Ilha de Santiago.

Entretanto, o governante anunciou que Cabo Verde vai apresentar a sua candidatura para a realização, em 2024, do Campeonato Africano da Nações (CAN) em seniores femininos.

A Confederação Africana de Andebol (CAHB) atribuiu a Cabo Verde e à Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) a organização do 41.º Campeonato Africano dos Clubes Campeões, a ser realizado em outubro de 2019.

A Federação Cabo-verdiana de Andebol foi esta quarta-feira notificada da vitória da candidatura nacional, esta terça-feira, pelo Comité Executivo da CAHB, que alega que “após exames dos dossiês das candidaturas, atribuiu a Cabo Verde e à Federação Cabo-verdiana de Andebol, a organização do 41º Campeonato de África dos Clubes Campeões de 2019”.