Cabo Verde já conta com dois integrantes nas Comissões da Associação de Comités Olímpicos Africanos (ACNOA), a sendo eles a presidente Filomena Fortes e Humberto Évora.

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) foi nomeada vice-presidente da Comissão Mulher e Desporto e Humberto Évora, que preside à Comissão Médica do COC, foi conduzido a membro da comissão homóloga desta organização olímpica africana.

De acordo com o COC, estas nomeações ocorreram por deliberação da ACNOA e foram rubricadas a 22 de janeiro, em Abuja, após candidatura de Cabo Verde para integrar as comissões da organização.

Nesta deliberação, foram aprovados novos nomes para as 13 comissões da organização, sendo elas a Comissão de Estratégia e Desenvolvimento; Comissão Jurídica; Comissão de finanças; Comissão Mulher e Desporto; Comissão de durabilidade; Comissão de Atletas; Comissão de Coordenação dos Jogos, Comissão de cultura e educação; Comissão de Relações internacionais; Comissão de Marketing e Comunicação; Comissão Médica; Comissão Tokio2020 e a Comissão de Ética.

A candidatura de Cabo Verde foi aprovada pelo Conselho Executivo do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

A Associação dos Comités Olímpicos Nacionais da África (ACNOA) é uma organização internacional com sede em Abuja, Nigéria, que reúne 54 Comités Olímpicos Nacionais Africanos.

A ACNOA foi fundada em 28 de junho de 1981, em Lomé, Togo, por Anani Matthia e Juan António Samaranch e, na altura, era chamada de Instituição Olímpica Pan-africana ao serviço do Desporto, Juventude, Desenvolvimento Humano e promoção de Valores Olímpicos.