Christian Oliveira terminou hoje no 36.º lugar a prova de qualificação de slalom gigante paralelo do Campeonato do Mundo de snowboard, que decorre em Rogla, na Eslovénia.

O único português a participar na competição foi 36.º classificado, entre 56 atletas, numa prova ganha pelo russo Igor Sluev.

Segundo o selecionador português de snowboard, Nuno Marques, conhecido no meio dos desportos de neve por ‘Mancha’, a expectativa era conseguir um ‘top 30’, mas realçou estar satisfeito com a prestação de Christian Oliveira, "muito novo na disciplina em que compete".

"Ele está de parabéns. É um Campeonato do Mundo, onde estão os melhores, numa prova tecnicamente muito exigente", frisou Nuno Marques, em declarações à Lusa.

Christian Oliveira, de 21 anos, o primeiro português a participar num Mundial de snowboard, em Park City 2019, nos Estados Unidos, melhorou uma posição na competição em relação à prestação de há dois anos.

O selecionador nacional português explicou que o atleta, nascido na Austrália, filho de pai português, está num processo de adaptação ao novo equipamento que começou a utilizar, nomeadamente, à nova prancha, "mais adequada para si", com que compete há apenas duas provas.

Na terça-feira o snowboarder luso participa no slalom paralelo, onde há dois anos foi 19.º, e Nuno Marques espera que Christian Oliveira se classifique entre os 30 primeiros e tente a qualificação para os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022.

"A gente espera que ele tenha um bom resultado, que esteja no ‘top 30’, embora a concorrência esteja muito forte. A expectativa real é que consiga a qualificação olímpica até ao final desta época, sendo que os campeonatos do mundo são uma das oportunidades", salientou o técnico nacional.

O Campeonato do Mundo de snowboard Rogla2021 realiza-se entre hoje e terça-feira, na cidade eslovena.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.