Os campeonatos da Europa de ginástica artística, femininos e masculinos, foram cancelados devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a Federação Europeia de Ginástica (UEG).

A UEG cancelou também o campeonato da Europa de trampolim, tumbling e duplo-mini trampolim, que estava previsto para Gotemburgo, entre 07 e 10 de maio, e o Europeu de ginastica rítmica, previsto para Kiev, entre 21 e 24 de maio.

“As nossas maiores preocupações são a segurança e o bem-estar dos atletas, das suas equipas técnicas e dos adeptos. Tendo em conta a situação, consideramos que esta decisão é a melhor opção”, disse Farid Gayibov, presidente da UEG, que admitiu a hipótese de as competições decorrerem mais tarde, mas ainda este ano.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais 67 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal há 448 pessoas infetadas, segundo o mais recente boletim diário da Direção-Geral da Saúde, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.