O português David Silva, que vinha da fase de qualifiação, passou na sexta-feira duas rondas no quadro principal dos Internacionais da Bulgária de badminton e vai jogar no sábado os quartos de final do torneio.

O jogador luso derrotou em Sofia o francês Rayen Gallen (21-14 21-18) e o austríaco Michael Tomic (21-4 21-9), indo agora defrontar o sueco Gustav Bjokler, segundo cabeça de série do torneio.

Em plano de desilusão esteve o outro luso do torneio de singulares masculino, Bruno Carvalho, que era o quarto cabeça de série mas perdeu logo de início, com o espanhol Álvaro Vazquez, por 21-12 21-17.

No torneio feminino, Mariana Afonso ainda passou uma ronda, enquanto Madalena Fortunato e Marta Sousa caíram ao primeiro jogo.

Nos pares masculinos, as duplas lusas Bruno Carvalho/David Silva e Diogo Glória/Gabriel Rodrigues passaram duas rondas, cada, e voltam à competição no sábado.

Mariana Afonso e Madalena Fortunato, a jogarem em pares, tiveram um 'walkover' e regressam ao pavilhão no sábado, igualmente.

David Silva e Marta Sousa, com duas vitórias, destacaram-se nos pares mistos e voltam a jogar no sábado, enquanto Gabriel Rodrigues e Mariana Afonso caíram no primeiro confronto.