A dupla de irmãos Afonso e Dinis Costa vai disputar a final C, entre o 13.º e o 18.º lugar, da prova de double-scull ligeiro (LM2x) dos Mundiais de Belgrado, o mesmo sucedendo em single-scull (M1x) com o jovem André Pinto.

Afonso e Dinis, que viram um conjunto de lesões afastá-los do sonho de apurar já para Paris2024, concluíram a sua série em 06.57,31, resultado que lhes valeu o terceiro posto, o derradeiro para a final C, que decorre sábado de manhã.

Já André Pinto foi segundo na sua regata, em 07.43,04 minutos, atrás do belga Tim Brys, com 07.39,65, pelo que no domingo vai disputar a melhor posição a partir da 13.ª.

Afonso Costa é o único deste trio com experiência olímpica, quando competiu com Pedro Fraga em Tóquio2020, tendo sido 13.º no double-scull ligeiro, antes de passar a competir com o irmão, depois do fim da carreira de Fraga.

Os Mundiais constituem a primeira prova de apuramento olímpico para Paris2024, sendo que os sete primeiros garantem vaga, ou seja, os seis finalistas mais o vencedor da final B, entre o sétimo e o 12.º lugar.

Os Mundiais de Belgrado, no Lago Sava, disputam-se 14 classes do programa olímpico, sendo que vão ser atribuídas 57 vagas para cada género.

Os portugueses têm ainda duas oportunidades para garantirem a presença em França, nomeadamente em maio na regata continental em Szeged, Hungria, antes de uma competição final em Lucerna, na Suíça.