Portugal recebe em Lisboa os Campeonatos Europeus de judo em 2021, numa edição que pretende aproveitar para “homenagear uma das melhores atletas do mundo”, a judoca Telma Monteiro, disse hoje o presidente da federação.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Fernandes revelou que a Federação Portuguesa de Judo (FPJ) teve a informação por escrito na terça-feira, da parte da União Europeia de Judo (EJU), que Lisboa ganhou a organização dos Europeus pela segunda vez, depois de os ter acolhido em 2008.

“Ontem, foi comunicado pela União Europeia que nos foi entregue o campeonato da Europa de 2021. Apresentámos a candidatura em abril do ano passado, aquando do campeonato da Europa de seniores em Israel”, explicou o dirigente.

A candidatura lisboeta, que conta com o apoio do Governo e da Câmara Municipal de Lisboa, superou as apresentadas por Holanda, Moldávia e Bulgária, já depois de Hungria e Croácia terem desistido, optando pelo apoio a Lisboa.

Ainda em relação à candidatura, o responsável máximo da FPJ disse ter garantias do Governo e Câmara Municipal de Lisboa para a realização dos Europeus, colocando fora de hipótese um cenário similar ao da natação, que ganhou os Europeus e deixou de ter apoio.

“Não conheço o caso da natação, e, depois, quem está na Federação, quem está na Câmara e quem está no Governo são pessoas de bem e sérias. Temos documentos escritos, e essa hipótese nem nos passa pela cabeça, estamos tranquilos com isso”, justificou Jorge Fernandes à Lusa.

Com os Europeus calendarizados entre 29 de abril e 02 de maio de 2021, na Altice Arena, o dirigente revelou ainda que o orçamento apresentado é “pouco mais de um milhão e muito menos de dois milhões” de euros.

Num ano de competição que se seguirá aos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, Jorge Fernandes diz que a preparação já está em curso, naquela que será também uma oportunidade para “apresentar atletas em todas as categorias de peso e os mais bem preparados de sempre”.

A ideia de Jorge Fernandes é a de que seja um grande campeonato, aliado à vontade de homenagear Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio2016, cinco vezes campeã europeia – e 12 medalhas nos Europeus – e quatro vezes vice-campeã mundial.

“Queremos que seja um grande campeonato. O judo e o país devem isso à Telma. Iremos tentar dignificar, para que seja também uma grande homenagem, quer à Telma, quer ao judo sem si”, concluiu o presidente da Federação.