Afonso Costa e Pedro Fraga, em double scull ligeiro, e Dinis Costa, em skiff ligeiro, qualificaram-se hoje para as meias-finais dos europeus de remo, que se realizam no sábado em Glasgow, Escócia.

Com apenas três barcos a garantir um lugar na regata das medalhas, o olímpico Pedro Fraga, de 35 anos, e o jovem Afonso Costa, de 22, vão competir na pista seis, ao lado de Ucrânia, Noruega, Itália, França e Eslováquia.

Dinis Costa, irmão de Afonso, alinhará na pista um na companhia da Bélgica, Hungria, Grã-Bretanha, Croácia e França.

Na repescagem, Costa e Fraga foram terceiros com 6.26,74 minutos, a 1,68 segundos da Ucrânia, que bateu a Áustria por 1,30. Suíça, Suécia e Eslovénia vão à final C, entre o 13.º e 18. Lugares.

Igualmente na repescagem, Dinis Costa cumpriu os 2.000 metros em 7.15,22 minutis, a 4,95 segundos do francês Thibault Colard, que foi mais rápido 4,55 do que o russo Jury Schelokov, numa prova em que Finlândia e Dinamarca, quarta e quinta, respetivamente, vão para a final C.

Os campeonatos da Europa de Glasgow, que contam com seis modalidades e decorrem ao mesmo tempo que os de atletismo, em Berlim, principiaram na quinta-feira e terminam em 12 de agosto.