Santa Maria da Feira vai ter uma nova piscina municipal na freguesia de Canedo e uma pista de atletismo em Sanfins, revelou hoje a autarquia, que promete cumprir os critérios de competição olímpica em ambas as estruturas.

Segundo explica à Lusa o presidente daquele município do distrito de Aveiro, o objetivo é dar resposta ao crescimento demográfico dessas duas localidades, que são das que registam maior crescimento em todo o concelho e se encontram 10 a 20 de distância dos equipamentos congéneres mais próximos, satisfazendo também a forte procura desportiva.

"No caso da piscina municipal para Canedo, é uma ambição antiga da freguesia, que está no extremo norte do concelho e faz fronteira com os municípios de Castelo de Paiva, Vila Nova de Gaia e Gondomar, pelo que contamos que este equipamento também seja procurado pela população desses territórios", explicou Emídio Sousa.

A freguesia de Canedo é encarada, aliás, como "um novo polo de crescimento do concelho da Feira e tem um potencial de evolução muito grande ao longo dos próximos anos", mas "a verdade é que atualmente está um bocado carente deste tipo de equipamentos", disse.

Já no que se refere à pista de atletismo, o autarca social-democrata admite que existem estruturas semelhantes nas freguesias de Lourosa, Caldas de São Jorge e até mesmo em Sanfins, mas reconhece que nenhuma delas cumpre as dimensões e demais requisitos para poder acolher competições oficiais.

"Temos um grande número de praticantes e de clubes amadores na área do atletismo na Feira, que é um concelho com grande tradição competitiva nas modalidades de ‘cross', fundo e meio-fundo, mas quase não tem representação nas áreas técnicas como lançamento de dardo, salto em altura, barreiras, etc.", referiu o presidente da Câmara.

O objetivo do autarca é garantir que a nova pista "não vai ser usada para jogar futebol e será utilizada só mesmo para modalidades de atletismo".

Tanto a piscina como a pista irão funcionar sob gestão municipal, sendo que a estratégia da Câmara passa por "continuar a alargar a prática desportiva ao maior número de pessoas", na consciência de que "isso é absolutamente fundamental para o desenvolvimento dos jovens e para a qualidade de vida das outras gerações" de adultos e seniores.

Em causa estão assim dois investimentos que, em conjunto, deverão envolver cerca de seis milhões de euros, recorrendo "apenas a verbas municipais".

A piscina de Canedo está agora orçamentada em quatro milhões de euros, o que representa um reforço de um milhão depois de em meados deste ano o primeiro concurso público para seleção do construtor ter ficado deserto.

O segundo procedimento para seleção do empreiteiro está já a decorrer e espera-se que a proposta vencedora seja conhecida em janeiro, para entrar em construção em meados de 2021 e ser executada no prazo de 24 meses.

O projeto prevê duas áreas distintas: uma piscina de aprendizagem com seis pistas e um conjunto de ginásios e salas de atividades desportivas. No exterior, considera-se a possibilidade de, numa fase posterior, aí se criarem courts de pádel, um circuito de manutenção com máquina de fisio e cardiofitness, um parque infantil e zonas arborizadas.

Já a pista de atletismo de Sanfins deverá custar dois milhões de euros, com base num concurso público previsto para o primeiro trimestre de 2021.

A estrutura ficará situada junto ao Complexo Desportivo do Feirense e espera-se concluída também em dois anos, apresentando-se então com ginásio, balneários, enfermaria, sala de imprensa, etc.