A Irlanda, sem qualquer derrube ou penalização de tempo na terceira ronda do Campeonato da Europa de saltos de obstáculos, em Gotemburgo, conseguiu a vitória coletiva final, arredando do primeiro lugar a anfitriã Suécia.

Portugal, com Luciana Diniz (Fit For Fun 13) e Antonio Matos Almeida (Epicor da Gandarinha), a competirem hoje, manteve o 11.º da Taça das Nações, disputada na véspera.

A grande surpresa do dia foi mesmo a prestação da Irlanda, seleção chefiada pelo brasileiro Rodrigo Pessoa, o campeão olímpico de 2014. Sem penalizarem, mantiveram os 12,11 pontos com que entraram hoje em prova, ultrapassando a Suécia, que caiu para segundo (18,21 pontos) e a Suíça, que desceu de segundo para terceiro (20,15).

O resultado de Portugal acabou por ser interessante, 11.º em 17 países, com 35,41.

Luciana Diniz não teve qualquer derrube nos dois primeiros dias, mas hoje esteve menos bem, com dois toques que valeram oito pontos. Melhor acabou por fazer António Matos Almeida, com cinco pontos (um derrube e excesso de tempo), só que já vinha com nove pontos.

Também competiram por Portugal, na Taça das Nações, sexta-feira, Luís Sabino Gonçalves (Acheo di San Patrignano) e João Chuva (Antonio).

Individualmente, numa competição que se prolonga até domingo, com mais duas rondas, comanda o vice-campeão olímpico, Peder Fredricson, da Suécia, o mais rápido dos que não tiveram penalizações no primeiro dia, a que juntou depois mais dois percursos limpos.

Quanto aos portugueses, apenas Luciana Diniz estará entre os 25 finalistas individuais. Com 8,67 pontos, ocupa o 15.º lugar.