Na competição masculina, Diogo Rocha e Pedro Graça, que receberam um ‘wild card’ para o quadro principal, não conseguiram contrariar o favoritismo dos mais credenciados argentinos Maximiliano Sánchez e Luciano Capra e foram derrotados em dois ‘sets’, por duplo 6-1.

Já a dupla de espanhóis Juan Lebrón e Alejandro Galán, que lideram o ‘ranking’ mundial, protagonizaram uma estreia bem-sucedida e afastaram os brasileiros Lucas Campagnolo e Lucas Bergamini, com os parciais de 6-3 e 6-4, para marcar duelo nos oitavos de final com Miguel Yanguas Diez e Miguel Lamperti.

Na prova feminina, as portuguesas Ana Catarina Nogueira, 27.ª colocada na hierarquia mundial, e Sofia Araújo, 19.ª classificada, tinham a difícil tarefa de enfrentar as espanholas Ariana Sánchez e Paula Josemaría e não foram capazes de garantir a qualificação para a fase seguinte.

Após o desaire por 6-2 e 6-1, as únicas representantes nacionais com acesso ao quadro principal do terceiro torneio de categoria Master da temporada viram a número três mundial e a parceira, que figura no quinto lugar do ‘ranking’, marcar encontro com Carla Mesa e Mari Carmen Villalba.

Patrícia Ribeiro e Margarida Fernandes foram ultrapassadas Aranzazu Osoro e Victoria Iglésias, por 6-3 e 6-1, e Kátia Rodrigues e Catarina Vilela perderam diante Jéssica Castelló e Alix Collombon, com os parciais de 6-0 e 6-1.