Messias Batista venceu a final A K1 200 metros masculina nos Jogos Europeus que decorrem em Cracóvia, na Polónia, oferecendo assim a primeira medalha de ouro a Portugal na competição e sagrando-se campeão da Europa nesta especialidade.

O canoísta olímpico de 24 anos cumpriu a distância em 36,845 segundos, batendo toda a concorrência, com o sueco Petter Menning na prata, a 0,334 segundos, e o letão Roberts Akmens no bronze, a 0,344, conseguindo a primeira medalha de ouro para Portugal em Cracóvia2023.

O atleta olímpico em Tóquio2020 tem uma prata nos Mundiais de 2021, em Copenhaga, em K2 200 misto, com Francisca Laia, e foi oitavo nos Jogos Olímpicos em K4 500 metros, sucedendo agora a Kevin Santos, que era o vigente campeão europeu, impedido de defender o título por constrangimentos de horário com outras provas em que está inscrito.

Ao todo, esta é a terceira medalha de Portugal nestes III Jogos Europeus, depois dos bronzes de Ana Cruz no kata, disciplina do karaté, e de Francisca Laia, poucos instantes antes de Messias, igualmente em canoagem, na final do K1 200 metros feminino.

Os Jogos Europeus Cracóvia2023 decorrem até 02 de julho em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.