A comitiva de Portugal para os Jogos Paralímpicos Paris2024 foi hoje reforçada em duas quotas, para os 23 atletas, agora de sete modalidades, após a integração de um elemento no boccia e outro no tiro.

A jovem Margarida Lapa garantiu vaga em Paris com o quinto lugar na prova R5 carabina a 10 metros da classe SH2 obtido no Campeonato da Europa de Granada, em Espanha, marca que confirmou agora no Grand Prix de Novi Sad, na Sérvia.

Já Ana Catarina Correia vai fazer a sua estreia paralímpica em BC2 de boccia, após convite da federação internacional da modalidade, na sequência de pedido do Comité Paralímpico de Portugal.

Com estas duas inclusões, a Missão de Portugal é composta agora por 23 desportistas, em sete modalidades para a competição que decorre entre 28 de agosto e 08 de setembro.

À exceção das vagas atribuídas via ranking individual, todas as vagas asseguradas em competições de apuramento são não nominais e são atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o CPP.

Neste momento, o boccia é a modalidade mais representada, com sete elementos, seguido do atletismo com seis e natação com quatro.

Seguem-se a canoagem e o ciclismo, ambas com duas, enquanto badminton e tiro apresentam um elemento cada.

Portugal, que esteve representado nos Jogos Tóquio2020 por 33 atletas, somará em Paris2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).

Lista de quotas conquistadas por Portugal e atletas definidos:

- Atletismo (6): A definir.

- Badminton (1): Beatriz Monteiro.

- Boccia (7): Ana Sofia Costa, José Gonçalves, Carla Oliveira, Ana Catarina Correia e três atletas ainda a designar da equipa BC1-BC2

- Canoagem (2): Alex Santos e Norberto Monteiro.

- Ciclismo (2): Luís Costa e Telmo Pinão.

- Natação (4): Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.

- Tiro (1): Margarida Lapa.