A candidatura norte-americana aos Jogos Olímpicos de 2028 anunciou esta segunda-feira que o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) vai acender a pira olímpica do Los Angeles Memorial Coliseum no próximo fim de semana.

Apesar de a atribuição dos Jogos Olímpicos de 2028 à cidade norte-americana ainda não ter sido formalizada, a candidatura local revelou hoje, em comunicado, que Thomas Bach vai assistir ao encontro entre os Los Angeles Rams e os Washington Redskins, da Liga norte-americana de futebol americano (NFL), acendendo, posteriormente, a pira olímpica do Coliseum, palco das edições de 1934 e 1984.

O líder do movimento olímpico, que se fará acompanhar por outros responsáveis do COI, será recebido pelo prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, e pelo presidente do comité de candidatura, Casey Wasserman.

“O presidente Bach vai chegar a uma cidade que vai encetar uma nova celebração olímpica, porque nós vamos trazer os Jogos a Los Angeles”, declarou Garcetti, citado em comunicado.

A formalização da escolha de Paris como sede dos Jogos Olímpicos de 2024 e de Los Angeles como palco da edição de 2028 deverá ser feita na quarta-feira, na 131.ª sessão do COI, que decorrerá em Lima, no Peru.