A canoísta portuguesa Maria Gomes foi hoje sétima classificada na prova de K1 sub-23 dos mundiais de maratonas, enquanto Joel Miranda e Rui Couto acabaram em quinto a prova de C2 júnior, em Ponte de Lima.

Maria Gomes concluiu os 22,6 quilómetros no Rio Lima em 1:55.01 horas, a mais de 5.30 minutos da sueca Melina Andersson (1:49.30), que bateu a húngara Panna Csepe por 2.40 minutos e a sul-africana Christie Mackenzie por 3.02.

Por seu lado, Joel Miranda, que na quinta-feira foi medalha de bronze em C1, juntou-se a Rui Couto para conseguir o quinto lugar nos 19 quilómetros da C2 júnior, a 3.27 minutos dos húngaros Zsombar Szegi e Peter Soltesz (1:33.53), 15 segundos mais rápidos do que os compatriotas Mihaly Pluzsik e Tamas Szollosi e 55 em relação aos espanhóis Izan Velasco e Daniel Infantes.

Afonso Ferreira e Simão Sousa foram sextos, a 9.41 minutos dos primeiros.

Portugal tem, para já, cinco medalhas nestes Mundiais, nomeadamente o ouro de Fernando Pimenta na short race e da júnior Beatriz Fernandes em C1 na distância longa, com a atleta limiana a ser igualmente bronze na short race, aberta a todos os escalões etários.

Também os juniores Ana Pereira e Joel Miranda, ambos em C1, conquistaram o bronze.

Na quinta-feira, cumprido o primeiro dia, Portugal estava em segundo lugar no medalheiro, com dois ouros e três bronzes, apenas superados pelos dois ouros, duas pratas e um bronze da Espanha.

Os Mundiais de maratonas juntam em Ponte de Lima 890 canoístas, oriundos de 36 países.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.