O kitesurfista internacional cabo-verdiano Mitú Monteiro, que em 2008 conquistou o primeiro título mundial da modalidade para Cabo Verde, lidera a classificação da I etapa do Circuito Mundial de Ponta Preta, num quarteto composto ainda por Matchú Lopes.
Mitú Monteiro venceu as primeiras cinco eliminatórias desta prova e assume a liderança, seguido do australiano James, do cabo-verdiano que compete pela Espanha, Matchú Lopes, e do italiano Francesco.
Mitú Monteiro, de acordo com especialistas, conseguiu superar toda a concorrência nas ondas “fortíssimas” que se fazem hoje em Ponta Preta, com acrobacias e manobras que lhe permitiu acumular pontos, pelo que “está bem avançado” para resultados melhores.
O atleta disse que esteve muito tranquilo e que conseguiu libertar toda a pressão e ‘stress’ de competir em casa, rodeado da família e amigos.
A prova continua ainda na luta renhida, mas Mitu Monteiro, campeão do mundo em 2008, já está a ser apontado pelos “especialistas experimentados” desta competição como potencial vencedor desta edição.
A primeira etapa do Circuito Mundial de Kitsurf decorre de 25 de Fevereiro a 3 de Março na Praia de Ponta Preta, em Santa Maria, na ilha do Sal, e conta com o concurso de 48 atletas masculinos e 17 femininos, em representação dos cinco continentes, estando Cabo Verde representado nesta competição mundial por 10 atletas.
O Circuito de Ponta Preta está a ser disputado pelos melhores kitesurfistas do Mundo em representação de Cabo Verde, Alemanha, Austrália, Brasil, Estados Unidos, França, Itália, República Dominicana, de entre outros países.
Ponta Preta’2019 dá o “tiro de partida” às 13 edições que constituem este evento mundial denominado “2019 GKA Kite World Tour Events” ao qual se seguem as praias de Leucate (França), Dakhla (Marrocos), Sylt (Alemanha), Tarifa (Espanha), Gran Canaria (Espanha), Sotavento (Espanha), Malmo (Suécia), Ilhas Mauricias, Cumbuco (Brasil), Prea (Brasil), Maui (Hawaii) e Torquay (Austrália).
Comentários