A kitesurfista norte-americana Moona Whyte venceu esta tarde a eliminatória feminina da I etapa do Circuito Mundial de Kitesurf, prova que conta com 17 participantes e na qual Cabo Verde se faz representar por Yanira Lopes “Didi”.

A atleta norte-americana dividiu o pódio com J-C Catharina Edin, da Suécia (2º), Charlotte Carpentier, da França (3º) e da australiana Francis Kelly (4º).

A única atleta crioula na prova, Yanira Lopes, venceu a suíça Irina Jenni (2.63-2.17), e perdeu para a francesa Charlotte Carpentier (5-11.13), mas considera positiva a sua participação neste evento mundial, ressalvando que  se na primeira encontrou vento e ondas aconselháveis, na segunda teve uma desconcentração que prejudicou a sua demonstração.

Promete, entretanto, dar o seu melhor esta quarta-feira, de forma a rectificar os erros cometidos “nesta aprendizagem” para tentar recuperar os pontos perdidos e subir na classificação.

Refira-se que na classe masculina, o kitesurfista cabo-verdiano Mitú Monteiro foi o vencedor das eliminatórias, pelo que se encontra melhor posicionado para conquistar a etapa de Ponta Preta.

Mitú Monteiro foi o primeiro do pódio destas eliminatórias, em masculinos, seguido de James Storm Carew, da Austrália (2º), Matchú Lopes, cabo-verdiano em representação da Espanha(3º) e Francesco Cappuzzo Waterman, da Itália (4º).

A praia de Ponta Preta, no Sul da ilha do Sal, acolhe esta terça-feira o segundo dia da I etapa do Circuito Mundial de Kitsurf que decorre de 25 de Fevereiro a 03 de Março, evento que envolve 48 atletas masculinos e 17 femininas, em representação dos cinco continentes.

O arquipélago está representado nesta competição por 10 praticantes neste circuito internacional que está a ser disputado pelos melhores kitsurfistas do Mundo em representação de Cabo Verde, Alemanha, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hawaii, Itália, Portugal, República Dominicana, Suécia.

Ponta Preta’2019 marca o início das 13 edições que constituem este evento mundial denominado “2019 GKA Kite World Tour Events”, ao qual se seguem as praias de Leucate (França), Dakhla (Marrocos), Sylt (Alemanha), Tarifa (Espanha), Gran Canaria (Espanha), Sotavento (Espanha), Malmo (Suécia), Ilhas Maurícias, Cumbuco (Brasil), Prea (Brasil), Maui (Hawaii) e Torquay (Austrália).