Nick Barros, de Achada São Filipe, foi o vencedor do Concurso Freestyle Tour Cabo Verde, que aconteceu esta quinta-feira no Shopping Praia, na Kebra Kanela, numa disputa que contou com a participação de oito finalistas.

Na final Nick Ramos venceu Adérito Brandão “Bocas”, de Achada Santo António, depois de eliminarem nas meias-finais, Hélder Tavares (Sal) e Pirocho (Praia), respectivamente.

Na disputa do terceiro e quarto lugar o salense, que é jogador da Académica do Sal, levou melhor sobre o santiaguense.

A final ficou marcada pelas ausências dos concorrentes das ilhas do Fogo e São Vicente, que não chegaram a tempo à cidade da Praia.

Em declarações à imprensa, depois de receber o troféu da francesa Melody Donchet, campeã mundial de Freestyle, Nick Ramos disse que pratica esta modalidade há seis anos e que sempre sonhou com uma oportunidade para demonstrar as suas modalidades.

“Agradeço à organização pelo risco que correu em organizar essa competição que ainda não é muito conhecida em Cabo Verde “, disse Nick Barros, esclarecendo que um atleta de Freestyle não é um jogador de futebol.

Em declarações à imprensa, após a final realizada quinta-feira, no Shopping Praia, na Cidade da Praia, Nick Barros revelou que sempre sonhou representar Cabo Verde num campeonato africano ou mesmo numa copa do mundo.

“Tenho a consciência que a competição é muito forte, mas o que importa é colocar a bandeira de Cabo Verde lá em cima, para mim isto é o mais importante”, disse o jovem malabarista, que vai representar Cabo Verde nos I Jogos Africanos de Praia, que se realizam na ilha do Sal, no próximo ano.

Adérito Brandão “Bocas” que ficou na segunda posição parabenizou o vencedor e disse que há mais de dez anos que não pratica a modalidade por dedicar mais ao futebol e judo.

“Antes não havia este tipo de competição agora vou trabalhar mais e conseguir vencer outros concursos”, prometeu Bocas, que é guarda-redes do Desportivo da Praia, equipa da primeira divisão de Santiago Sul.

O primeiro lugar, para além do troféu, recebeu uma camisola autografada da selecção de Cabo Verde e um cheque de 30 mil escudos, o segundo, 20 mil escudos e o terceiro 10 mil escudos e os seus respectivos troféus.

Os finalistas foram seleccionados pela organização – a GreenSports e a FreeStyle Tour Cabo Verde 2018 – depois de quatro eliminatórias realizadas nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Fogo.

Nick Barros vai representar Cabo Verde nos I Jogos Africanos de Praia que se realiza na ilha do Sal, no próximo ano”.

O primeiro lugar, para além do troféu, recebeu uma camisola autografada da selecção de Cabo Verde e um cheque de 30 mil escudos, o segundo, 20 mil escudos e o terceiro 10 mil escudos e os seus respectivos troféus.

O evento contou com a parceria e o aval da Federação Internacional de Freestyle e contou com a presença, na qualidade de júri, da francesa Melody Donchet, campeã mundial de Freestyle, que está em Cabo Verde convidada especial da IX Gala de Desporto da Praia, que acontece esta noite na Assembleia Nacional.