Um total de oito equipas portuguesas apuraram-se hoje para finais A de remo nos Jogos Europeus Universitários, a decorrer em Coimbra, tentando na quarta-feira arrecadar as primeiras medalhas lusas na prova.

A Universidade do Porto qualificou Joana Branco em LW1x, com a atleta a juntar-se a Inês Oliveira para a final de LM2x, e a equipa composta por João Varela, Ricardo Castro, Miguel Menezes e Pedro Menezes em M4.

Em LM1x masculinos estarão Carlos Cruz, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Ricardo Russo, da Universidade de Lisboa, enquanto a Universidade de Coimbra coloca duas duplas na final de LM2x: Dinis Costa e Afonso Costa, mais Eduardo Sousa e Tomás Barreto. João Gomes e Pedro Mateus vão representar a formação ‘da casa’ em LM2.

No basquetebol 3x3, a equipa feminina da Universidade de Aveiro apurou-se em primeiro lugar na fase de grupos, antes de eliminar a equipa da Universidade do Porto nos quartos de final (18-15), disputando na quarta-feira as meias-finais, frente às ucranianas da Universidade Vasyl Stefanyk. A final é no mesmo dia.

Com nove medalhas no andebol masculino, a Universidade do Minho procurava o 10.º ‘metal’, numa prova que tem dominado nos últimos anos, mas caiu hoje nos quartos de final, ante os franceses da Universidade Aix-Marselha, por 28-23, eliminando a única possibilidade de medalhas no andebol.

Nos ‘quartos’ de equipas masculinas, a formação de ténis da Universidade do Porto falhou o apuramento e a garantia de levar para casa pelo menos a medalha de bronze, ao perder com os austríacos da Universidade de Innsbruck.

Manuel Almeida perdeu o primeiro jogo com Patrick Ofner, por um duplo 6-0, antes de Bernardo Pires perder o segundo encontro, por duplo 6-1, com Matthias Raubinger.

Também da Universidade do Porto, João Neves começou o dia ao apurar-se para os quartos de final depois de vencer o polaco Piotr Cyrnek (Politécnico de Rzeszowska), mas foi depois eliminado pelo turco Abdullah Talha Yigenler (Universidade de Nisantasi).