Portugal conseguiu na quarta-feira 23 medalhas no segundo dia dos campeonatos europeus SUDS para atletas com síndrome de Down, que decorrem em Itália, nas modalidades de atletismo, natação e ténis de mesa.

Em Pádua, os atletas portugueses conseguiram 11 medalhas na natação, quatro das quais de ouro, conquistadas por Vicente Pereira – que venceu as provas dos 200 metros livres e 50 mariposa -, João Vaz (100 bruços) e pela estafeta 4x100.

As quatro medalhas de prata foram conquistadas por Matilde Gaspar (100 bruços), Diogo Matos (100 bruços), Francisco Montes (800 livres), e pela estafeta mista 4x100, enquanto as três de pratas foram conseguidas por André Almeida e Filipa Reis, nos 800 livres, e por Diana Torres, nos 50 mariposa.

No atletismo, os portugueses conseguiram também 11 medalhas, sendo duas de ouro, oito de prata e um de bronze.

Os dois ouros foram conseguidas por Isabela Santos (1.500 metros T21), e por Francisco Gouveia (800 metros mosaico), e as oito pratas por Maria Vicente, André Silva, Maria Luísa Câmara, Francisco Gouveia, Bruno Leitão, e pelas nas estafetas masculina e feminina dos 4x100 metros.

Luís Gonçalves conseguiu a única medalha de bronze conquistada na quarta-feira no atletismo, e no ténis de mesa, a dupla João Soldado Gonçalves/João Oliveira arrecadou o ouro em pares masculinos, revalidando o título europeu.

Nas modalidades coletivas, a equipa de futsal venceu a Itália por 4-2, e terminou como líder a primeira fase da competição, garantindo presença na meia-final, agendada para sexta-feira, na qual irá defrontar a República da Irlanda.

A seleção portuguesa de basquetebol somou duas derrotas, frente à Turquia (18-5) e à Hungria (24-20). Na sexta-feira, a equipa lusa defronta a Itália, no último jogo da primeira fase, mas já tem garantido lugar no play-off de acesso ao jogo do bronze, no qual irá jogar com a Hungria.

Hoje as competições nos campeonatos europeus SUDS (Sports Union for athletes with Down Syndrome, junta 514 atletas, de 21 países, que competem em oito modalidades, estão paradas para a realização do habitual programa social.

Portugal, que no primeiro dia de competições conseguiu oito medalhas, está representado por 48 atletas, que competem em seis modalidades: atletismo, basquetebol 4x4, futsal, judo, natação e ténis de mesa.