É já no próximo domingo (23 de setembro) que cai o pano sobre a edição de 2018 do Red Bull Cliff Diving World Series. O encontro está marcado para a estância balnear de Polignano a Mare, na costa italiana do mar Adriático, donde sairão os novos Campeões do circuito criado em 2009. A luta pelo título promete ser intensa, com os principais candidatos separados à partida por uma escassa margem.
Uma varanda para o Adriático é a invulgar base para a derradeira etapa do Red Bull Cliff Diving World Series deste ano. O próximo domingo (23 de setembro) é assim o dia “D” para os melhores atletas de saltos para a água de grande altura do planeta, um grupo restrito que conhece bem as escarpas da estância balnear de Polignano a Mare, na região de Bari, em Itália.

Num ambiente onde a natureza se mistura com uma engenhosa apropriação humana do litoral, o palco da derradeira etapa desta temporada (a sétima para os homens e a quinta para as senhoras) promete grandes emoções. Em causa está a atribuição dos títulos de 2018, com os principais candidatos a chegarem a esta fase separados por escassos 20 pontos.

Nos homens, depois do domínio inicial do norte-americano Steven LoBue, há um claro ascendente do britânico brilhante – Gary Hunt – que tem fortes possibilidades de conquistar aqui o seu sétimo título. Nas senhoras este parece ser o momento de afirmação da mexicana Adriana Jimenez, que está a dar uma forte réplica à atual Campeã Rhiannan Iffland (Austrália). Para além da decisão dos títulos, este é um momento crítico para todos os atletas, uma vez que está em causa o apuramento direto para 2019 e os lugares são limitados – apenas os cinco primeiros passam nos masculinos e as quatro primeiras nos femininos.

Toda a ação em Itália pode ser acompanhada em direto na Red Bull TV, a partir das 12:10h do próximo domingo em https://www.redbull.com/int-en/tv/live/AP-1VH2NJE5W1W11/red-bull-cliff-diving-world-series. Além disso, os fãs podem também receber as últimas notícias, vídeos e fotografias no seu smartphone graças ao novo serviço de mensagens (Red Bull Cliff Diving Messenger Service), através das aplicações WhatsApp e Facebook Messenger.