A britânica Lucy Renshall (-63kg), a croata Barbara Matic (-70kg), o russo sob bandeira neutra Danil Lavrentev (-73kg) e o japonês Yoshito Hojo (-81kg) foram os vencedores de hoje no Grand Prix de Portugal de judo.
Num segundo dia em que a portuguesa Bárbara Timo (14.ª do ranking) terminou em quinto na categoria feminina de -63kg, Lucy Renshall (oitava) arrebatou a medalha de ouro que a judoca do Benfica alcançou na edição de 2022, que se disputou em Almada.
Para o conseguir, derrotou na final um dos ‘carrascos’ de Bárbara Timo, a australiana Katharina Haecker (quarta), que venceu a portuguesa nas meias-finais, ao passo que a israelita Inbal Shemesh (12.ª) e a húngara Szofi Ozbas (sétima) ficaram com os bronzes.
Curiosamente, Bárbara Timo tinha levado a melhor frente à israelita, no combate dos quartos de final, mas acabou derrotada pela húngara na luta de atribuição do terceiro lugar da competição, que este ano se tem realizado no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Já nos -70kg, Barbara Matic (quarta da hierarquia) subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer na final a uzbeque Gulnoza Matniyazova (26.ª), tendo a companhia da japonesa Riho Saiganji (141.ª) e da alemã Miriam Butkereit (11.ª), que terminaram em terceiro.
Nos masculinos, Danil Lavrentev, russo que está a competir sob bandeira neutra (38.º), conquistou o primeiro posto na categoria de peso -73kg, deixando o espanhol Salvador Roca (14.º) com a medalha de prata no bloco de finais que se iniciou a partir das 17:00.
O japonês Ryuga Tanaka (83.º) foi bronze, bem como o igualmente russo sob bandeira neutra Makhmadbek Makhmadbekov (12.º), que tinha eliminado o português Thelmo Gomes (110.º) na segunda ronda, que marcou o início do seu percurso na competição.
Na última decisão, foi o surpreendente japonês Yoshito Hojo, sem ranking, a ficar com o primeiro prémio, depois do triunfo diante do turco Vedat Albayrak (sétimo) na final. O azeri Saeid Mollaei (nono) e o sul-coreano Joonhwan Lee (terceiro) ficaram com os bronzes.
O Grand Prix de Portugal abre anualmente o calendário internacional, pontua para os Jogos Olímpicos Paris2024 e decorre de sexta-feira a domingo no Pavilhão Multiusos de Odivelas, sendo esperados 624 judocas de 90 países, de acordo com a organização.
No domingo, último dia de competição, entram no ‘tatami’ as categorias mais pesadas, entre as quais os -78kg e +78kg (femininos) e os -90kg, -100kg e +100kg (masculinos), com os últimos cinco judocas da comitiva portuguesa neste Grand Prix a competirem.
Comentários