O Campeonato Nacional de Snowboard, na vertente slopestyle, realiza-se no domingo, na Estância da Serra da Estrela, depois de sucessivos adiamentos desde fevereiro.

Mancha, como é conhecido no meio desportivo Nuno Marques, o selecionador nacional de snowboard, prevê uma pista em boas condições para a prática da modalidade, já que se vai registar uma descida acentuada das temperaturas.

"Há mais de uma semana que não temos temperaturas negativas na Torre, mas vão descer muito, o que é bom para a qualidade da neve. É importante estar gelada e não mole, para que não se deteriore facilmente e perca as condições de estabilidade", sublinhou o selecionador, em declarações à agência Lusa.

Apesar de ter sido um ano com muita neve, o técnico nacional lamenta que os grandes nevões tenham caído durante o fim de semana, o que impediu a realização da prova anteriormente, ou porque as condições meteorológicas não o permitiam ou devido aos acessos ao ponto mais alto da montanha.

Devido aos vários adiamentos, o técnico receia que o número de participantes possa ser inferior ao expectável.

"As expectativas são boas para a prova, mas talvez tenha menos gente, porque os ‘riders’ têm de se deslocar e, devido aos sucessivos adiamentos, e por a realização só poder ser garantida com pouca antecedência, isso dificulta a organização da vida das pessoas", salientou.

O slopestyle é a disciplina de estilo livre, que contempla manobras, saltos e módulos, e ultrapassagem de obstáculos.

A qualificação é feita com o resultado das duas descidas. Na final conta a avaliação das duas melhores descidas das três realizadas.

Rita Rainho e Mateus Morais Cruz são os campeões nacionais em título em slopestyle. O Campeonato Nacional é organizado pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal.

*Artigo corrigido e atualizado. O campeão nacional de slopestyle é Mateus Cruz Morais e não Mike Cruz, que é campeão mas em boardercross.