Os eventos de triatlo dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 vão decorrer na ilha artificial de Odaiba, na Baía de Tóquio, e começarão ao início da manhã para conter o calor esperado na capital japonesa, informou hoje a organização.

Tal como na maratona, e para prevenir o calor extremo previsto para Tóquio durante os Jogos Olímpicos, os organizadores e a União Internacional de Triatlo acordaram em antecipar para as 08:00 horas as provas inicialmente previstas para as 10:00.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, decorreram em outubro para evitar o calor mais severo, mas, na altura, o programa do evento ainda não era influenciado por aspetos financeiros, como patrocinadores e direitos de transmissão de rádio e televisão.

O calor esperado para Tóquio2020 não será a única preocupação dos organizadores, uma vez que, em 2017, as concentrações de E.coli, bactéria que pode causar infeção urinária e intestinal, na área de Odaiba, encontravam-se 21 vezes acima do limite.

As autoridades atribuíram grande parte da culpa desta situação, em que foram também detetadas bactérias coliformes fecais, aos problemas provocados pelas fortes chuvas do ano passado, que levaram inesperadamente à rotura da rede de saneamento de um país conhecido pela sua limpeza.

“A localização é perfeita e é incrivelmente emocionante estar bem no coração de Tóquio, na Baía de Odaiba”, afirmou a presidente da União Internacional de Triatlo, Marisol Casado.

O governo metropolitano de Tóquio instalou telas subaquáticas em Odaiba e monitorizará como este sistema pode evitar que a poluição entre na área de competição, que terá a Rainbow Bridge e o horizonte de Tóquio como pano de fundo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.